header bg2

A Associação é formada por instrutores que ensinam o Conceito Bobath aplicado à avaliação e tratamento de Crianças e Bebês com disfunções neuromotoras. Foi criada em 6 de Dezembro 2014 para os fins específicos de proporcionar um fórum de interação e educação continuada de seus instrutores. Objetiva, também, a formação de futuros instrutores e formulação das Regras e Regulamentos da organização no que diz respeito ao ensino do Conceito Bobath no Brasil.

O Conceito Bobath - é um modelo holístico e interdisciplinar de prática clínica, baseado em pesquisas atuais e em constante evolução. Sua prática enfatiza o manuseio terapêutico individualizado tendo como suporte a análise de movimento para a habilitação e reabilitação de indivíduos com fisiopatologia neurológica.

Usando o modelo da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade), o terapeuta estabelece uma abordagem de resolução de problemas para avaliar a atividade e participação com a finalidade de identificar e priorizar aspectos íntegros e deficiências relevantes para o estabelecimento de resultados atingíveis para clientes e cuidadores. O conceito privilegia uma compreensão aprofundada do desenvolvimento típico e atípico, e especialização em análise do controle postural, movimento, atividade e participação durante toda a vida, formam a base para o exame, avaliação e intervenção.O manuseio terapêutico utilizado durante a avaliação e intervenção consiste em uma interação recíproca e dinâmica entre o cliente e o terapeuta para ativação do processamento sensório-motor ideal, o desempenho da tarefa e a aquisição de competências para a realização de participação em atividades significativas.

Cayo C, Diamond M, Bovre T, et al. The NDT –Bobath Neuro-Developmental Treatment –Bobath) Approach. NDTA Network. 2015; 22(2):1

  • Em todo o Brasil, as crianças e bebês com disfunção neuromotora terão a garantia de serviços de uma equipe interdisciplinar treinada em habilitação e reabilitação neurológica baseada no Conceito Bobath e com o desenvolvimento de raciocínio para a prática centrada em evidências e conhecimentos atuais da neurociência.
  • 1) Organizar e executar cursos em todo o país para treinarfisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos e médicos na avaliação e tratamento de Crianças e Bebês com sequela de lesões do sistema nervoso central.
    2) Garantir que o ensino e a prática clínica são fundamentados sobre e reflete o entendimento atual do controle motor, neural, plasticidade muscular, aprendizagem motora e biomecânica, integrado ao Conceito Bobath.
    3) Reconhecer a importância da prática baseada em evidências e avaliar criticamente a literatura de pesquisa, a fim de implementar essa prática.
    4) Intentar a melhoria de padrões de especialização clínica e transmitir seus conhecimentos e habilidades.
    5) Desempenhar um papel ativo na formação de novos instrutores.
    6) Conscientizar sobre necessidade de investigação seguindo os pressupostos teóricos e os resultados clínicos de tratamento, e compromisso em publicar suas descobertas.
    7) Aceitar seu papel na educação e orientação do paciente, da família e outros cuidadores.
    8) Promover em todos os momentos a visão, missão e objetivos da Associação em sua prática clínica e de ensino, bem como na interação com outros profissionais, com organizações nacionais e internacionais e com o público.
  • A AConBobath - Brasil considera a responsabilidade social como consequência de uma atuação cidadã e ética, dentro de uma sociedade que exige de seus atores coletivos e individuais comprometimento, respeitos aos direitos humanos, dos animais e da natureza. Nesse sentido a AConBobath - Brasil norteia suas ações com:

    1) transparência, compromisso e respeito social e institucional;
    2) respeito aos valores sociais vigente – agindo na defesa da equidade e integridade das pessoa e da natureza, observando o regramento nacional e internacional desenhado nas convenções, normas, leis e procedimentos de conduta;
    3) compartilhamento de conhecimento a partir da oferta de educação continuada de forma a possibilitar que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento específico ofertado pelos profissionais ligados a AConBobath - Brasil;
    4) Respeito a todos os atores envolvidos no processo de construção e difusão do conhecimento, bem como dos atores sociais alvo dos profissionais ligados a AConBobath- Brasil e
    5) Respeito pelo Estado de Direito e o reconhecimento de que a AConBobath- Brasil e seus integrantes , no escopo de suas atividades, não viola a sociedade e seus atores, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que compõem a vida social.